Monday 6 October, 2025

Reabilitação Bucal

Segundo pesquisa realizada pelo Prof. Daniel Van Steemberg (1999), juntamente com uma equipe de gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras e periodontistas da Universidade de Leuven/Bélgica, 87% das causas da halitose são de ordem bucal - sendo que 32% estão relacionadas a problemas periodontais.
A reabilitação oral representa o maior desafio da odontologia moderna, pois sua finalidade é restabelecer uma nova oclusão (forma como os dentes se tocam e encaixam uns nos outros). Trata-se de uma área de grande abrangência que reunirá todas as especialidades odontológicas para que os todos os detalhes sejam observados.

Envolvemos na reabilitação oral os melhores recursos tecnológicos aliados à mais experiente destreza clínica, e, fundamentalmente, a aplicação do conhecimento científico atual de forma a gerar um planejamento confiável e preciso.

Os pacientes que necessitam de reabilatações orais são aqueles que normalmente apresentam inúmeras queixas que variam desde ausência de dentárias, problemas de ordem muscular e até mesmo dores freqüentes na face e cabeça. Tais alterações podem promover um grande prejuízo estético e funcional ao paciente, comprometendo principalmente a beleza do sorriso e qualidade da mastigação dos alimentos.

Cada caso envolve o planejamento multidisciplinar, onde todas as necessidades são traçadas pela equipe. Na maioria dos casos, o planejamento é realizado unindo várias informações obtidas no exame clínico, na expectativa inicial do paciente e no diagnóstico do modelo de gesso que é uma réplica da situação inicial do paciente. Trabalhamos em cima dessa boca em gesso fazendo uma simulação do tratamento em cera que funciona de forma parecida com um projeto arquitetônico onde é simulado o sorriso inicial para aquele paciente.

A consulta inicial é considerada a limpeza da casa (quando necessário), onde os trabalhos inadequados são removidos, as cáries são limpas e são instalados dentes provisórios confeccionados de acordo com o enceramento inicial.

Após os provisórios começamos a trabalhar com a fundação da construção da boca que são as especialidades de apoio: canais necessários, tratamento periodontal, confecção de pinos metálicos nas raízes, enxertos ósseos (quando necessário), implantes nas regiões sem dentes ou nas regiões com indicação de extração de dentes.

Após a fundação do trabalho estar adequadamente saudável e estruturada, o paciente é moldado, fotografado, selecionada a cor dos dentes com iluminação adequada e todas essas informações são enviadas ao ceramista para que os dentes sejam criados de forma natural devolvendo a estética e a função mastigatória.
A equipe de especialistas é como um time, precisamos confiar muito no trabalho um do outro para que o resultado final seja o melhor para o paciente.

O colapso bucal ocorre normalmente após algumas situações:
· Muitos anos de falta de cuidados com a saúde bucal, ocorrendo perdas de estrutura dental generalizada e/ou problemas periodontais avançados
· Perda de um ou mais dentes que podem causar migrações e extrusões dentais
· Maloclusões que dificultam na mastigação dos alimentos.
· Perda de todos os dentes da boca pois causam além da dificuldade na alimentação, causam diversos problemas neuro-musculares no terço inferior da face.
· Muitos tratamentos dentais com a alteração da oclusão
· Bruxismo severo com desgaste exessivo dos dentes
· Erosão ácida

Em muitos casos a reabilitação oral pode requerer várias consultas, se estender por vários meses, dependendo de sua complexidade.

Newsletter

Localização

Rua Francisco Otaviano, 846 - Jardim Chapadão‎
Campinas - SP, 13070-056

(19) 99174-0771

Facebook