Monday 6 October, 2025

Plástica Gengival

Diversos fatores podem comprometer o sorriso, a auto-estima e a qualidade de vida de uma pessoa. A retração gengival e o “sorriso gengival” lideram a lista dos defeitos que mais incomodam os pacientes.

Nas retrações gengivais as raízes dos dentes ficam expostas, causando hipersensibilidade, e os dentes parecem mais longos que o normal. O procedimento indicado para corrigir as retrações é o enxerto de tecido conjuntivo. Com o enxerto há um ganho de volume gengival que, além de cobrir as raízes, diminui a sensibilidade dos dentes e melhora a estética do sorriso.

Já nos casos de “sorriso gengival”, quando os dentes são pequenos e há excesso de gengiva no sorriso, o método corretivo é a Plástica gengival (gengivoplastia).

Antes de qualquer procedimento periodontal cosmético é necessário fazer uma consulta de avaliação e confirmar o estado de saúde da gengiva. Para isto, o especialista fará um exame bucal completo e diagnóstico através de radiografias, modelos e fotografias.

Uma opção atual é a cirurgia plástica periodontal, procedimento que visa corrigir defeitos gengivais, que acarretam em algum tipo de comprometimento estético. A cirurgia plástica é uma opção para aqueles que não estão satisfeitos com o sorriso e, também, com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia da boca. Sem dúvida, a saúde bucal é muito importante. É o primeiro passo. Depois de tratadas as possíveis doenças periodontais que o paciente possa apresentar, a estética e a satisfação ao sorrir também devem ser levadas em consideração.

A estética gengival influi no sorriso, por meio de sua relação com os dentes, cor e espessura das gengivas. Com a cirurgia, é possível corrigir as deformações gengivais, removendo excessos ou reconstruindo áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxerto. Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, a falta ou o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso, de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado.

A cirurgia

A cirurgia periodontal é considerada simples. Feita com anestesia local, pode ser realizada no próprio consultório do dentista. Após o procedimento, é preciso utilizar alguns medicamentos, como: antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos.

As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com pouco desconforto ao paciente. Normalmente, o paciente já pode trabalhar no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos.

É importante reforçar que a saúde bucal deve ser levada como prioridade. Como requisito obrigatório, exige-se a perfeita saúde. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos (no interior do dente), entre outros devem ser tratados, antes de qualquer cirurgia estética.

Newsletter

Localização

Rua Francisco Otaviano, 846 - Jardim Chapadão‎
Campinas - SP, 13070-056

(19) 99174-0771

Facebook